Planejar uma viagem com a família pode ser um desafio, especialmente quando há crianças envolvidas. Mas e se eu disser que existe um destino encantador na Argentina que promete diversão para todas as idades? Bem-vindo a Bariloche! Localizada na Patagônia, essa cidade pitoresca é um verdadeiro playground natural, repleto de montanhas, lagos cristalinos e atividades emocionantes que farão os olhos dos seus pequenos brilharem.
Selecionamos uma lista das principais atividades de inverno para fazer com seus pequenos ou maiores. A lista possui uma variedade de passeios ao ar livre, gastronômicas e culturais, vamos explorar juntos as melhores opções para garantir momentos especiais e memórias duradouras.

Quando fomos a Bariloche o Caio ainda não era nascido, entretanto conseguimos explorar bem a cidade e observar o que ela tem a oferecer para as crianças. Como comparação o Caio adorou Ushuaia por isso tenho certeza que ele gostaria ainda mais de Bariloche.
Importante lembrar que por se tratar de atividades que dependem da existência de neve e das condições climáticas as experiências podem variar bastante em suas percepções. Por isso todas as atividades possuem um link para você conferir as avaliações e comentários no TripAdvisor. Alguns dos passeios aqui podem ser encontrados no Destino Sul na Viator ou na Get Your Guide.
Passeio de barco pelo lago Nahuel Huapi, Ilha Victoria, e Bosque de Arrayán
Uma das atividades mais populares é o passeio de barco pelo Lago Nahuel Huapi. As crianças adoram observar a natureza ao redor enquanto navegam pelas águas cristalinas do lago.
Neste passeio você começa embarcando em um catamarã e navega pelo lago Nahuel Huapi, que é um dos principais cartões postais da região. Durante o passeio, as crianças podem admirar as águas cristalinas e a beleza da natureza ao redor. A primeira parada é na Ilha Victoria para almoçar e realizar uma trilha leve e apreciar a beleza da natureza da ilha.
A última parada do passeio será no mágico Bosque de Arrayanes, com suas árvores de troncos alaranjados que parecem saídas de um conto de fadas. As crianças vão adorar explorar este lugar encantador. Este passeio é uma oportunidade única para as crianças aprenderem sobre a natureza, se divertirem ao ar livre e criarem memórias inesquecíveis!
Caso esteja de carro você pode comprar somente os ingressos direto nos sites da Turisur ou da Cau Cau e ir direto para o Puerto Pañuelo.
Ou se preferir também pode adquirir os pacotes que já inclui o transfer. Abaixo selecionei os mais bem conceituados:
- Passeio de barco pela Ilha Victoria e Bosque de Murtas
- Cruzeiro pelo Lago Nahuel Huapi com Ilha Victoria e passeio na Floresta de Arrayán
- Floresta de Arrayanes com a Ilha Victoria



Atividades na neve
Para nós brasileiros, a neve é algo que normalmente só vemos nos filmes. Mas imagine a alegria e o encanto de vivenciar essa mágica pela primeira vez! Viajar para destinos onde a neve é protagonista oferece uma oportunidade única de diversão e aprendizado.
Caminhadas na neve: Existem trilhas específicas para caminhadas na neve com “raquetes”, onde as crianças e adolescentes podem explorar a natureza e se divertir muito com as famosas guerras de neve ou mesmo fazendo bonecos de neve nas pausas. Algumas agencias oferecem este passeios de forma exclusiva ou praticada em conjunto com outras atividades.
Esqui-Bunda: Esta é uma atividade muito praticada pelos brasileiros quando vamos para a neve, pois acaba sendo uma alterativa fácil em relação ao Ski, crianças ou adultos se divertem. Por isso a atividade normalmente está disponível em diversas atividades e passeios, alguns mais populares outros mais exclusivos.
Ski alpino: Esta modalidade de ski que os praticantes descem deslisando pelas montanhas. Se seu objetivo é aprender a esquiar reserve 3 dias. O snowboard é praticado nas mesmas pistas que o ski. Falando em pistas elas normalmente são divididas em 3 níveis (iniciantes, intermediários e avançados). Normalmente as crianças possuem mais facilidade em aprender pois como seu centro de gravidade é mais baixo, elas caem bem menos que os adultos.
Ski nórdico: Este é um tipo de esqui onde os esquiadores se movem por terrenos planos ou colinas suaves, em vez de descer encostas íngremes. Este esporte é praticado em trilhas preparadas ou em terrenos naturais cobertos de neve. É bem mais fácil para se aprender.
Abaixo selecionei algumas atividades mais bem conceituados:
Snowcat Patagonia: Este é um passeio exclusivo onde você pode pegar neve até outubro (confira a temporada). A atividade leva cerca de 8 horas, mas ela proporciona um misto de experiências começando com o caminho pela rota 40 que proporciona a vista de 3 lagos durante o caminho, teleférico no Cerro Perito Moreno e finalmente embarcamos nos Snowcats que atravessarão o planalto com muita neve e cheia de atividades (esqui-bunda, bonecos de neve, anjinhos, guerras e etc). Devido ao percurso longo a atividade é recomendada para crianças maiores ou adolescentes.



Cerro Otto: Bem próximo do centro proporciona uma vista panorâmica incrível do lago, o Cerro Otto possui atividades como esqui-bunda, caminhas na neve e a confeitaria giratória.


Piedras Brancas: Este é um complexo bastante popular localizado em uma das fases do Cerro Otto bem próximo do centro. O complexo oferece o esqui-bunda em 5 pistas diferentes, tirolesa e tubing (descida em boia). Em resumo o Piedras Blancas é uma excelente opção para os brasileiros pois é barato e proporciona muita diversão para todos. Entretanto esteja atento pois ele normalmente é cheio, especialmente na alta temporada, e nem sempre está com uma boa qualidade de neve, por isso é importante conferir as condições do parque e das pistas antes de ir (site do local). Esta é uma atividade para todo o dia e a melhor opção para chegar lá é com um taxi ou transfer (pode ser contratado em uma agencia local), entretanto se você está de carro não terá problemas para chegar (somente confira as condições da estrada antes). Quando visitamos o parque, em agosto, pegamos algumas filas mas foi possível descer em todas as pistas e honestamente foi o local que mais nos divertirmos com a neve.



Esquiar no Winter Park: Esta é uma excelente opção para quem está iniciando e não quer gastar muito. Este parque é perto do Piedras Blancas e oferece uma infraestrutura focada nos iniciantes. Normalmente as crianças tem facilidade para aprender a esquiar, se este é um dos seus objetivos reserve no mínimo um dia inteiro. Para chegar faça o mesmo trajeto do Piedras Blancas.



Esquiar no Cerro Catedral: Este é o maior centro de ski da américa latina possui 53 pistas no total de diversos níveis (6 para iniciantes). Este complexo oferece diversas outras atividades, mas o foco é a prática do ski alpino (aquele que se desce a montanha ou o “cerro” como se fala por lá). Se o seu objetivo e aprender a esquiar considere fazer uma aula particular (2 horas em um grupo de até 6 pessoas) e também considere passar todo o dia no centro. Se o seu objetivo e apenas apreciar a vista, eu não recomendo, pois o passe de ski é caro e Bariloche oferece outros locais para apreciar a vista e brincar com a neve.


Esquiar no Centro de Ski Nórdico: Este complexo localizado no Cerro Otto oferece pistas para a prática e aprendizado do Ski Nórdico ou de fondo, este é uma forma mais fácil de dar seus primeiros “passos” com um ski, eu recomendo. O local também possui aulas para adultos e crianças, neste centro também é possível andar de quadriciclos ou motos de neve além de dispor de uma atividade noturna (ver em refúgio).
Centro Cívico, Museu da Patagônia e do Chocolate
O Centro Cívico de Bariloche é um ponto histórico e cultural imperdível, perfeito para um passeio em família. As crianças vão adorar explorar a arquitetura charmosa e interagir com as estátuas, esculturas na praça central e o letreiro que está na orla do lago. No Museu da Patagônia, elas podem aprender sobre a história e a geografia da região de maneira interativa. A região também rende bonitas e típicas fotos de Bariloche. O local também é ideal para fazer comprar, visitar lojas de chocolate e cervejarias artesanais além é claro de ter excelente restaurantes.
O Museo do Chocolate é uma visita deliciosa onde as crianças podem aprender sobre a história do chocolate e provar diferentes tipos. Ele fica próximo ao centro e você pode combinar os dois passeios.
Por aqui meio dia de passeio será suficiente. A melhor opção para fazer estas atrações é de carro, que lhe proporciona fazer as paradas no seu tempo ou se preferir tomar um taxi até o centro.



Passeio de teleférico no Cerro Campanário
O Cerro Campanário é uma das atrações imperdíveis de Bariloche, famosa por suas vistas panorâmicas de tirar o fôlego. Ao chegar, você sobe até o topo utilizando um teleférico, que em poucos minutos leva você a uma altitude de aproximadamente 1.050 metros. Durante a subida, já é possível apreciar a paisagem deslumbrante ao redor. No topo, o mirante oferece vistas espetaculares de 360 graus dos lagos Nahuel Huapi, Moreno e Perito Moreno, além das montanhas ao redor, incluindo o Cerro Catedral. A National Geographic classificou a vista do Cerro como uma das 8 melhores vistas do mundo.
Para as crianças, a experiência de andar de teleférico e ver as paisagens lá de cima é emocionante. Além disso, no topo há uma confeitaria que serve deliciosas comidas e bebidas, onde toda a família pode descansar e apreciar a vista.
A melhor opção para conhecer o Cerro Campanário e fazer o Circuito Chico, esta é uma das principais atrações de Bariloche, todo o circuito possui aproximadamente 30km de extensão que além do Cerro Campanário faz paradas na península Llao Llao onde se consegue ver o mais famoso hotel da região e na Colônia Suíça.
A melhor opção para fazer o Circuito Chico (city tour de Bariloche) é de carro, que lhe da opção de fazer as paradas no seu tempo, mas você também consegue fazer em um tour de meio dia. Abaixo selecionei os mais bem conceituados:
Refúgios
Embora possa parecer que os refúgios sejam somente um passeio romântico, posso garantir que as crianças e os adolescentes também irão amar. Os valores não são baixos, mas a experiência é muito legal. Abaixo selecionei os mais bem conceituados:
Caminhada ao lagoa congelada com almoço no refúgio Neumeyer: Este é um passeio feito durante o dia por isso é mais barato e é muito recomendado para crianças. O grupo vai de 4×4 até o topo da montanha, de lá segue por uma caminhada na neve até a lagoa congelada. No meio são realizadas atividades de esqui-bunda e também em uma boia estilo banana. No retorno ao refúgio você poderá saborear seu almoço ou as crianças poderão continuar a brinca na neve.



Caminha no bosque ao Refugio Roca Negra: Este é um passeio feito durante o dia ou final da tarde, o grupo vai de 4×4 até o topo da montanha, de lá segue por uma caminhada curta com raquetes de neve e podem apreciar a natureza e a vista do alto do cerro Lopez. No final somos recepcionados no refúgio para saborear um foundee. Importante informar que a mesa é compartilhada.



La Cueva jantar com moto de neve: A travessia se inicia na base do Cerro Catedral, onde está a cabana do “La Cueva”. Dependendo da quantidade de neve acumulada, o tempo de dirigir a moto de neve oscila, às vezes é necessário utilizar quadriciclos no primeiro trecho da trilha. O tempo total dirigindo é por volta de 40 minutos, em duas etapas. O caminho transitado é através de um bosque nativo no Cerro Catedral. O jantar é de alta gastronomia e acompanhado de vinhos de alta gama e outras bebidas. Oferece veículo para crianças de 3 a 5 anos, maiores podem ir na moto em conjunto com os pais.



Noche Nórdica com moto de neve: É uma das melhores propostas de atividade noturna que inclui um jantar com características únicas. Neste passeio, podemos dirigir quadriciclos e/ou motos de neve, conforme a situação do terreno e da neve. A travessia dura aproximadamente 40 minutos e é feita toda antes do jantar. No meio do caminho, há uma paradinha no bosque, onde nos aqueceremos com fogueiras e aproveitamos para degustar um vinho quente. Depois desta travessia, é hora de jantar em um cálido restaurante no alto da montanha. Oferece veículo para crianças de 3 a 5 anos, maiores podem ir na moto em conjunto com os pais.



El Refúgio em Arelauquen: Este sem dúvida é o melhor passeio de refúgio para adultos. A atividade se inicia no condomínio Arelauquen, localizado em frente ao Lago Gutierrez, onde os turistas serão recebidos no Club House, um bar exclusivo onde haverá uma degustação de tábua de frios e bebidas. Depois será iniciada a subida em 4×4 até o ponto onde nos esperam os guias com as motos de neve. Entre um bosque de lengas e a vista da cidade iluminada do alto da montanha, nos deslocamos com as motos até o “El Refugio”, que se encontra a 1300 metros de altura, na ladeira sul do Cerro Otto. O restaurante conta com uma varanda que possui uma vista incrível e dentro, sua decoração de pedra e madeira é bem acolhedora. Jantaremos um clássico fondue de queijo com várias guarnições e de sobremesa, fondue de chocolate, com frutas e biscoitos. Para as crianças de 3 a 5 anos deve ser consultado a possibilidade de irem em um carro especial.



Parque Nahuelito e Aldea Duende
O guia acompanha um pequeno grupo por uma trilha na mata onde existem cerca de 30 espécies de dinossauros. Ele vai explicando sobre cada um deles, normalmente as crianças curtem, até as que não entendem nada de espanhol gostam. Passeio de aproximadamente uma hora, não possui atividades ou brinquedos, mas vale a pena quando se está com crianças pequenas e precisa entretê-los. O parque possui 3 horários diários de tour.
O parque Aldea Duende esta próximo e também pode ser uma boa opção para os pequenos.
Dicas importantes
- Vista-se Adequadamente: Vista-se por camadas, incluindo uma camada térmica, uma camada intermediária para aquecer e uma camada externa impermeável. Não se esqueça de luvas impermeáveis e quentes, gorro e cachecol. Importante investir em roupas confortáveis e que deem conta do recado, muitas vezes você pode ter uma experiência ruim devido a não estar adequadamente vestido.
- Em Bariloche é possível alugar roupas nas principais ruas comerciais da cidade, mas fique atento na qualidade dos materiais. Uma boa estratégia e comprar as roupas térmicas (primeira e segunda camada) e alugar as roupas mais pesadas e caras (terceira camada), as calças e luvas impermeáveis e as botas.
- Protetor Solar: A neve reflete os raios solares, aumentando o risco de queimaduras solares. Aplique protetor solar no rosto e nos lábios, mesmo em dias nublados. Não esqueça dos óculos de sol.
- Hidratação: A hidratação é essencial, pois o frio pode enganar a sensação de sede. Tenha sempre água disponível para as crianças e incentive-as a beber regularmente.
- Conheça seus Limites: Não force a prática de atividades que possam ser perigosas ou exaustivas, especialmente se for a primeira vez na neve. Respeite os limites das crianças.
Leave a Reply
Seu e-mail está seguro conosco.